TRANSTORNO DO PÂNICO EM ADOLESCENTES

07/09/2011 19:58

 POR MARIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA – PSICÓLOGA

SINDROME DO PÂNICO EM ADOLESCENTES

 

Ultimamente, o que tinha sido observado de ocorrer somente com adultos, agora se observa estar acontecendo com alguns adolescentes. As explicações para isso podem surgir como uma reação oriunda de uma educação extremista ou uma reação que o adolescente apresenta por sentir-se muito pressionado a mostrar resultados, para os quais nem sempre se sente apto. Mudanças físicas, orgânicas, comportamentais e psicológicas também podem ser

responsáveis pelo aparecimento da síndrome do pânico.

 

Alguns fatores como o divórcio dos pais  , a perda de um ente querido, mudança de escola, falta de diálogo entre os pais e o adolescente, também podem influenciar no surgimento da síndrome do pânico no adolescente.

 

Geralmente a síndrome do pânico surge por volta dos 14 anos de idade. Quanto mais cedo os jovens forem diagnosticados corretamente,mais cedo o tratamento começará e assim os sintomas serão controlados.

Os adolescentes que têm o Transtorno do Pânico também podem ser acometidos de mais de um ataque por mês e começar ter uma preocupação maior com os outros ataques, agravando a síndrome; isso pode fazer com que ele não queira mais reviver os locais ou situações onde ele teve o ataque e isso faz com que ele se isole e entre em depressão.

Outra preocupação dos adolescentes são os resultados dos sintomas e do ataque em si, já que eles temem perder o controle ou passar mal a ponto de não ter ninguém ali para ajudá-los da maneira correta. Tudo isso faz com que o adolescente se isole ainda mais e sinta medo de ir a locais ou participar de atividades.

 A síndrome do pânico é controlada com tratamento psicológico, fazendo com que o adolescente tenha uma vida normal. O mais importante é procurar esta ajuda profissional,para que tanto o adolescente quanto a família se sintam confiantes e saibam que há solução para esta doença.