O QUE É A SÍNDROME DO PÂNICO - DEFINICAÇÃO DE MARIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA - PSICÓLOGA

12/08/2011 10:24

 

O que é Sindrome do Pânico?

 

A Síndrome do Pânico é um quadro clinico onde ocorrem crises agudas de ansiedade sem que haja um estímulo disparador compatível com a intensidade das mesmas. O paciente vive uma variedade de experiências intensas e com altos desgastes físicos e psicológicos, sem que o indivíduo que possui o transtorno, a princípio, não consiga identificar o que as desencadeou.

 

Qualquer pessoa que já foi acometida por uma crise de pânico sabe o quanto esta patologia altera a percepção que o paciente tem da realidade e de si mesmo, produzindo perda da autoconfiança. O paciente tem dificuldade de enfrentar situações mais simples do cotidiano. No momento da crise há um disparo neurofisiológico capaz de alterar todo o equilíbrio somático em décimo de segundos, produzindo um circuito de sintomas que iniciam-se com : palpitação, temores e mãos frias,sudorese,falta de ar,boca seca,medo extremado de desmaiar ou morrer,gerando intensa ansiedade.

 

Causas da Síndrome do Pânico:

 

Ø O estresse é um dos principais causadores da Síndrome do Pânico;

Ø Abuso de medicamentos, drogas ou álcool;

Ø Predisposição genética.

 

Tratamento:

 

O transtorno do Pânico pode ser claramente definido, diagnosticado e tratado. O tratamento com psicoterapia é altamente eficaz. A terapia cognitivo-comportamental  é o trabalho adequado e necessário para reconduzir o paciente a sua vida normal. A psicoterapia ajuda a trabalhar a ansiedade,as fobias e mudar de atitude perante a doença.

Pode ser necessário também o tratamento médico, intervir com medicamento para amenizar os efeitos físicos, provocados pelo desequilíbrio bioquímico.

É importante que o paciente entenda todas as peculiaridades que envolvam este mal e que queira fazer uma boa aliança terapêutica com seu psicólogo no sentido de juntos superarem todas as adversidades que poderão surgir na busca do seu equilíbrio pessoal.

 

 Mariana Ribeiro de Oliveira CRP 04/26667

Psicóloga Clinica e Infantil

Especialista em Saúde Coletiva

e-mail: mroliveira2312@yahoo.com.br