EQUILÍBRIO IMPULSIONA SUCESSO!!!

07/05/2012 11:19

 

 

 

EQUILÍBRIO IMPULSIONA SUCESSO!!!

 

Especialistas orientam como usar a inteligência emocional para obter sucesso na carreira.

Por Cinthya Oliveira

 

Um discurso corriqueiro no universo corporativo: A inteligência emocional (QE) é fundamental para o sucesso de uma carreira profissional. Se antes as empresas estavam preocupadas em contratar pessoas com alto QI (índice de capacidade cognitiva), hoje elas preferem funcionários que tenham controle sobre seus sentimentos e saibam se relacionar harmonicamente com colegas e subordinados. Mas, afinal, como desenvolver a QE, tão apreciado nos setores de recursos humanos?

 

Segundo o psicanalista, administrador e consultor de empresas Osório Roberto dos Santos, a inteligência emocional é inerente ao ser humano, pois todos têm a capacidade de perceber a realidade por meio de seus próprios desejos. Mas as pessoas que conseguem equalizar melhor o mundo exterior com suas ansiedades são aquelas que passaram por um processo de autoconhecimento.

 “A sabedoria está em saber quais são os meus desejos e entender que os outros também têm os seus próprios desejos. Para que possa trabalhar da melhor maneira possível, tenho que me conhecer, fazer uma leitura fluente da minha vida como se fosse um livro”, explica Santos, completando que as pessoas lançam mão da QE em todos os instantes da vida, mas isso só fica evidente nos conflitos.

ELE AFIRMA AINDA QUE O AUTOCONHECIMENTO EXIGE UM CONTATO ÍNTIMO COM UM MENTOR, QUE PODE SER UM TERAPEUTA, UM PARCEIRO, UM PROFESSOR, UM AMIGO, UM PARENTE OU UM LÍDER ESPIRITUAL.

"Uma característica bastante peculiar do ser humano é de que ele precisa sempre do contato com outra pessoa. É da nossa natureza a necessidade da comunicação com o outro, porque somos os únicos animais que aprendem a viver. Mas para que haja o autoconhecimento, é importante o contato com uma pessoa que tenha um perfil de mentor, pois gera admiração. Mas ela não pode reproduzir suas características. A diversidade aqui é fundamental”, diz o consultor. Caso a pessoa não enxergue o mentor em ninguém, o ideal é buscar um psicólogo.

 

SEGREDO É TIRAR PROVEITO DOS PROBLEMAS!!!

 

O consultor Ricardo Melo afirma que a falta de autoconhecimento se reflete facilmente nas relações profissionais. “Se uma pessoa com baixa autoestima recebe uma crítica de seu chefe, ela reage de forma negativa e fica até depressiva. Agora, quem se conhece bem, entende que seu superior está questionando o trabalho e não a pessoa em si. Encara esses conflitos com muito mais lucidez”, diz.

Ele explica que, para se conhecer com profundidade, deve-se saber as origens dos sentimentos. POR EXEMPLO: AS DIFICULDADES DO MOMENTO EXISTEM POR QUE A VIDA ESTÁ REALMENTE DIFÍCIL OU POR CAUSA DE UMA ACOMODAÇÃO?

 “A primeira fase do autoconhecimento é a mais difícil, porque ela exige que a pessoa deixe de lado as queixas a que está acostumada e vá em busca da resolução para as suas questões. Algumas pessoas conseguem fazer essa autoanálise por meio de informações adquiridas em livros e conversas, outras não dão conta de fazer um autoconhecimento sozinhas e procuram por um profissional”, esclarece Melo.

Segundo ele, a busca pelo conhecimento sobre si mesmo é algo que deve ser feito constantemente para que tenha realmente uma inteligência emocional bem desenvolvida. “Tem gente que faz essa reflexão uma vez só na vida. Como um desempregado que busca melhorar sua QE para conseguir um trabalho passa num processo de seleção de emprego, mas, depois que alcança seu objetivo, esquece da importância do autoconhecimento. Essa pessoa corre o risco de cometer os mesmos erros no futuro”, alerta.

Para que a autoanálise seja uma constante na vida de quem deseja ser equilibrado emocionalmente, tanto na vida pessoal quanto profissional, Melo dá uma dica: Fique atento às situações que lhe causam incômodo. “NÃO PODEMOS VER OS MOMENTOS COMPLICADOS COMO INIMIGOS, PELO CONTRÁRIO. EM VEZ DE PERGUNTAR ‘POR QUE COMIGO? ’, PERGUNTE ‘O QUE POSSO APRENDER COM ISSO? ’ ESSA POSTURA HUMILDE E SÁBIA AJUDA MUITO A RESOLVER OS PROBLEMAS”.

Para explicar a diferença entre quem não sabe racionalizar seu emocional e quem trabalha a própria QE, Melo conta uma metáfora. “Quando você está numa estrada e entra em um nevoeiro, pode ter duas reações: Desespera e freia, permitindo que outras pessoas batam em sua traseira, ou reduz a velocidade e continua dirigindo de forma prudente, sabendo que o nevoeiro não vai durar para sempre. Quem domina o seu emocional enfrenta o nevoeiro”.

 

PSICÓLOGO PODE AJUDAR NA AUTOANÁLISE!!!

 

A presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos em Minas (ABRH-MG), Cristiane de Ávila Fernandes, afirma que o exercício de autoconhecimento pode começar com o diagnóstico de um profissional especializado no assunto.

“Uma pessoa que faz serviço de levantar uma relação de características da pessoa para depois definir estratégias de ações em que serão trabalhadas as questões e reforçados os pontos fortes. Dependendo do diagnóstico, o profissional vai indicar para ela um psicoterapeuta”, conta Cristiane. Segundo ela, os profissionais de recursos humanos também estão se preparando para orientar os funcionários das empresas em que atuam para que realizem um trabalho de autoconhecimento.

OSÓRIO DOS SANTOS TAMBÉM ACREDITA QUE UMA EMPRESA PODE INVESTIR NO DESENVOLVIMENTO DA QE ENTRE SEUS FUNCIONÁRIOS. TREINAMENTOS, BONIFICAÇÕES, PALESTRAS E O CONTATO DIRETO COM OS PROCESSOS AJUDAM NISSO. O NÚMERO DE EMPRESAS INTERESSADAS EM TRABALHAR O ASSUNTO CRESCEU DE TAL FORMA QUE O CONSULTOR INVESTIU NUM LOCAL DEDICADO A TREINAMENTOS QUE TRABALHAM O QE – O ESPAÇO TERRA, 30 QUILÔMETROS SÃO PAULO.

Segundo ele, a QE é uma das principais características dos melhores líderes e gestores, por isso a importância de se conscientizar sobre o assunto as pessoas que fazem parte do universo empresarial. “A legitimação de um líder, portanto, está muito mais diretamente ligada à QE do que ao QI, pois é da perfeita capacidade de coordenação, persuasão, articulação e inspiração que saem as principais metas de liderança”, afirma Santos.

Saiba mais em www.culturaegestao.com.br  e www.institutoricardomelo.com.br

 

HOJE EM DIA – 07/04/10