MEDO OU FOBIA? CONHEÇA AS 7 (SETE) FOBIAS MAIS COMUNS:

03/11/2011 04:26

MEDO OU FOBIA? CONHEÇA AS 7 (SETE) FOBIAS MAIS COMUNS:

POR MARIANA RIBEIRO DE OLIVEIRA (PSICÓLOGA).

 

Claustrofobia: medo de lugares fechados, como elevadores, túneis, ambientes pouco ventilados, e até mesmo aparelhos de tomografia e ressonância magnética;

 

Agorafobia: Medo de espaços abertos e cheios de gente, como estádios, shopping e locais de shows;

 

Glossofobia: Medo de falar em público;

 

Hipsiofobia: Medo de altura;

 

Amaxofobia: Medo de andar de carro;

 

Hidrofobia: Medo de água, de entrar em piscinas, de nadar no mar;

 

Eritrofobia: Medo de sangue.

 

Entre várias abordagens, o tratamento de fobias que faz uso de psicoterapia tem alcançado muito sucesso. Em alguns casos,é necessário fazer uso de medicamentos para baixar os níveis de ansiedade.O papel do psicólogo deve ser ativo,levando o paciente a confrontar seus temores.Quando a neurose que desencadeia a fobia contém traços obsessivos,é necessário um tratamento mais profundo.

 

O medo é uma reação emocional a um perigo real externo, enquanto a fobia é um medo irracional em relação a algo que não apresenta riscos iminentes. Essa reação geralmente é acompanhada de muita ansiedade.

O medo constitui uma etapa normal do desenvolvimento humano e é inclusive considerado um elemento que protege a vida. Quando o medo ganha maior proporção e não se justifica, impondo limites à vida da pessoa não deve ser desprezado. As fobias atingem 10% (dez por cento) da população.