O QUE É AGORAFOBIA?

05/11/2011 18:41

O QUE É AGORAFOBIA?

 

Quando falamos em PÂNICO, falamos do medo que as pessoas sentem após uma crise ou ataque de pânico. Medo de se sentirem mal de novo,de ter"aquilo" de novo e não poderem ser socorridas.A esse medo dá-se o nome de AGORAFOBIA.

Não é apenas medo de "lugares públicos", mas medo de qualquer situação onde imagine ter uma crise e não ser socorrida. Por exemplo: Meios de transportes, multidões, pontes, padarias, restaurantes, cinema, elevadores, túneis, estádios, fila de banco e outros.

 

A pessoa diante desta perspectiva de medo passa a evitar as situações. Se tiver medo de sentir-se mal no elevador passará a não ir a determinados lugares ou ir apenas de escadas. Medo de andar de avião....Já imaginou como é incapacitante? Basta pensar em uma situação temida para provocar uma onda de ansiedade por antecipação!

 

O tratamento para agorafobia é psicoterápico. Este processo é a exposição, dentro do procedimento a pessoa é instruída com supervisão do psicólogo para entrar em contato progressivamente com a situação que gera o medo. Aos poucos, vai se acostumando e o grau de dificuldade é aumentado. Os pensamentos,emoções e sentimentos são trabalhados na sessão com o psicólogo.A sensação de auto-confiança,aos poucos,vai se fortalecendo e o medo declina.O paciente começa a se sentir mais apto para enfrentar a situação ,que vai perdendo o caráter ameaçador.

 

A Agorafobia é o comportamento de evitação provocados por lugares ou situações onde o escape seria difícil ou embaraçoso, caso se tenha uma crise de pânico ou algum mal estar.

A relação entre Pânico e Agorafobia é muito próxima. Existe o transtorno do pânico sem agorafobia, mas a agorafobia sem pânico é rara.

 

Mariana Ribeiro de Oliveira

Psicóloga